quinta-feira, abril 27, 2006

(Des)Educação Infantil

Não sou do género de cair na crítica fácil, infundamentada e sem qualquer cariz científico, portanto, quando afirmo seja o que for, é com a mais sólida e sustentada certeza irrefutável.
Gepeto. Quem não se lembra de Gepeto, o pai de Pinóquio? Pois bem, Gepeto é um pedófilo.
Mas quem é que, sem um qualquer motivo mais depravado, quando pede um desejo do fundo do coração, lhe sai um boneco que quando mente lhe cresce o nariz.
Creio, no entanto, que a história conhecida não desvenda o que realmente sucedeu, seria mesmo o nariz que crescia…não me parece, porém, não sou de intrigas e não me vou alongar.
Contudo, sou um gajo preocupado com o tipo de publicidade que, por exemplo, o Disney Channel, insiste em propagandear às inocentes criancinhas.
Desculpo os pais por não atentarem nesta situação, apenas porque é um canal, francamente, infantil, e, por muita boa vontade que exista por parte dos progenitores em acompanharem a educação dos infantes, estar trinta e cinco minutos a ver um fulano a fazer desenhos de animais com milho ou ensinar a fazer feridas de brincadeira a partir de cola e papel higiénico molhado em cima dum penso, confesso que também não aguentava.
O meu apelo é, principalmente, dirigido aos intervalos, quando anunciam - “E hoje à noite não deixes de ver mais um dos grandes clássicos Disney, Pinóquio, o menino de verdade que quando mentia o nariz crescia e Gepeto gem…sorria” – ok, se calhar a última parte eles não dizem, mas está, claramente, subentendido, quer dizer, um menino que consegue fazer crescer o nariz e no fim até fica um méninu di verdádji..tretas.

Sempre atento, G.

Sem comentários: