quinta-feira, abril 06, 2006

Eco Ponto(s)

Tenho um eco ponto ao pé de casa, ou três não sei. Cada contentor é um eco ponto ou só quando os três receptáculos estão lado a lado é que lhes posso chamar isso? E se sim, supondo que só tenho dois, qual é o nome? Ou um?
Bem..vou-me deixar de merdas.
Como eu estava a dizer, tenho três contentores coloridos ao pé de casa, facto evidente, se tivermos em conta que colocando a cabeça de fora, de uma qualquer janela, de minha casa e olhando para a direita os vemos.
Duma perspectiva ecológica, sou um grande badalhoco assumido, aliás, por vezes vou na rua e sou apupado e até gritam olha lá vai o “grande badalhoco assumido”. Enternece-me ver que as pessoas sabem quem sou.
E tudo isto porquê? Porque não separo o lixo e não reciclo? Badalhocos são os senhores da recolha do lixo, mas atenção, não digo isto duma maneira preconceituosa a querer ofender ninguém, digo isto com conhecimento de causa, porque eu estava lá e vi, e são, de facto, muito estúpidos (se calhar até ofendi..azar).
Quando me mudei para Lisboa e vi os tais contentores coloridos achei giro, não de uma maneira gay, mas porque, efectivamente, poderiam vir a ser úteis.
Durante uma semana armei-me em ecológico, separei o lixo em casa e quando enchi os sacos, despejei o interior dos mesmos nos respectivo recipientes.
Tal como um pai preocupado que quando leva os filhos à escola, espera até os ver entrar, também eu, quis assistir à recolha dos meus bebés.
Sabia que o camião do lixo costuma passar por volta das duas da manhã, então, esperei.
Finalmente, ouço a besta mecânica a chegar, dirijo-me à janela e a visão que tive foi assombrosa, tanto, que me deixou atónito, por momentos.
Quando caí em mim de novo, recordei-me do que havia visto, então não é que aqueles animais misturam o conteúdo dos três contentores no camião e arrancam.
Seja amigo do ambiente, recicle, dizem eles, separe o lixo, pedem eles, para quê?
Está ali um gajo, com tanto mimo, a separar cada embalagem, cada saco, cada garrafinha para depois f***rem o trabalho que um gajo teve, ide é tomar no cu, ora essa!
Indignado, contei isto a um amigo e ele disse-me que no bairro dele se passa o mesmo, e que um pai dum amigo dele perguntou a um dos senhores da recolha o porquê de tamanha alarvidade laboral e parece que o senhor retorquiu: - Ah, não se preocupe, nós lá depois separamos o lixo.
Tive azar no bairro e na pessoa a quem perguntei ou no vosso também vagueiam idiotas desta estirpe?

Aborrecido com a situação, G.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois diguemos q nunca me deparei ko uma situação dessas, se n for o meu pai cá em casa a preocupar-se ko a divisão do lixo , ninguém mais se preocupa ,mas segundo o teu texto tou a ver q isso de separar o lixo na vale d nada n admire as campanhas serem kada vez mais, visto q estão as pessoas a separar tao esses kotas a destruir(diguemos assim), bah! lol fika bem "G" [ ]

Anónimo disse...

Boas!
Por acaso separam mesmo,porque ja vi filmagens de centrais de recolha de lixo, e assumo daí que todas o fazem (nao só quando a camara anda por perto)...mas mesmo assim nao deixa de ser estupido...
em sto andré por exemplo á anos que passam varios camioes de recolha, o do lixo comum, o do cartao, o do vidro, e ainda um que lava os contentores!A nossa cidade é muito evoluida(lol)
Abraço!
PS: vemo-nos no bairro alto lol