terça-feira, janeiro 03, 2006

Lógica da batata?!

O que se passou há cerca de alguns minutos ainda nem sequer me permitiu parar de rir..vamos lá ver se consigo escrever.
Estava eu a conversar com a minha mãe, tentando com muita intensidade explicar-lhe uma coisa, e ela responde-me o seguinte: "Bah!! Isso é uma bela lógica da batata!!".
Ao princípio parecia mais uma daquelas coisas que se dizem sem pensar mas só depois percebi o quanto essa expressão tem de profundo. A lógica da batata existe, de facto. Senão vejamos..
Qual é o alimento que vale, não só pelo facto de poder acompanhar tudo (e com isto digo carne, peixe, outros legumes), mas também pelo facto de se comer sem acompanhamento nenhum?
Qual é o alimento que se come frito, cozido, a murro, assado, seco, com molho ou em puré?..respondo eu: precisamente, a batata!!
Nabo, couve, alface, tomate, etc. são legumes..quiçá hortaliças. A batata é isso e muito mais que simplesmente isso. A batata foi elevada a tubérculo!!
Estou farto de ouvir falar em "fécula de batata" para aqui, "fécula de batata" para ali, mas nunca na minha vida ouvi falar em fécula de mais nada..
Quando há cenas de violência gratuita temos duas formas de as descrever: se a violência foi passageira e fez poucos estragos diz-se que "eles andaram à pêra!"; contudo, quando o espancamento envolve sangue, dentições desfalcadas, ossos partidos, gemidos lancinantes de dor, diz-se que "eles andaram à batatada!"..
As enxaquecas são algo que preocupa o ser humano há séculos e só a batata tem conseguido aliviá-las, fazendo por nós aquilo que os químicos nunca conseguiram..
E depois de tudo isto sinto remorsos por tratar a batata como sempre tratei..quer dizer..ela tem feito tudo isto e muito mais por nós..e o que é que recebe em troca?? Se por um lado nos servimos dela, como a minha mãe fez há minutos, para justificar aquilo que não entendemos, por outro lado pegamos nela e metemo-la ao lado de um bacalhau ou dentro de uma caldeirada..
Peço-vos encarecidamente: daqui em diante..quando virem uma a olhar para vocês num prato de restaurante ou numa caixa de madeira no mercado..não tenham o mínimo problema em acariciá-la. Ela merece mesmo!!

Grato pelo tempo que me dedicam sempre com gosto, "O" F.

Sem comentários: