quarta-feira, agosto 16, 2006

Comida chinesa? Domino

Ontem, noite de festarola. Combinou-se, então, um jantar na casa duma amiga nossa. Entre carne grelhada e pizzas optámos pela comida chinesa. Dirigimo-nos então ao local apropriado à produção desta e, como sempre, ao olhar para a lista, os meus níveis de indecisão e interrogação dispararam.
Nisto penso: “Vou dar uma cambalhota no meio do restaurante para ver se “os níveis me baixam” e já agora aproveito pois a malta disse-me que pagava o jantar caso o fizesse.” Pensado e feito. Para ser sincero não sinto qualquer remorso, olhei a minha volta, ninguém conhecido, olho para cima, sem câmaras de vigilância, é pena é o chão não ter uma carpetezinha para atenuar a p*ta da cabeçada que dei no chão… Corredor central do restaurante, já foste.
Bem, passado o meu feito para poder jantar de borla, enquanto olhava para aquela enorme lista de comida oriental, indignado por não perceber nada daquilo, intervem um amigo meu ajudando-me da melhor maneira possível. (Nome fictício: Buzi)
Através da sua fala denota-se perfeitamente que Buzi é campeão em restaurantes chineses. Homem decidido quando lá vai, desde que lhe nasceram os primeiros incisivos que frequenta semanalmente esta gama de restaurantes. “Isto é muito simples”, diz-me ele. “Tens 3 pratos base: Chao-min, Chop-suey e Massa de arroz. Isto é, massa grande, normal ou fina. E a partir destes originam-se outros pratos como o Chaa Len Tuofan ou até Har Chow Fon...”. (Nisto começa-se a formar um super bonsai na minha cabeça) “… E escolhes com o que quiseres (gambas, galinha…). Antes de tudo, tens o crepe chinês e no fim da refeição a banana flamejada”. Toma lá 3 pontos para o País de Gales.
O que é certo é que a partir daquele momento, a minha vida tornou-se completamente diferente. Vejo o mundo com outros olhos. O que sempre considerei impossível (tentar perceber as diferenças comestíveis entre os diferentes nomes chineses que constam na lista) é agora como limpar o cu a bebés.
Viva o Buzi e obrigado por facilitares a minha vida.

d.C.*

Sem comentários: