sexta-feira, março 17, 2006

Segredos

Definição de segredo: Informação secreta, conhecida apenas por um reduzido número de pessoas. Mentira.

Na realidade, um segredo é informação que, supostamente, seria secreta, e que, no entanto, toda a gente sabe qual é mas ninguém fala, excepto, aos pares.
Suponhamos, que contamos algo que não queremos que ninguém saiba, somente a pessoa em questão, nem que seja por descargo de consciência ou desabafo ou então, num cenário puramente fictício, queira criar um boato.

O primeiro passo é contar a alguém, obviamente, mas no fim da conversa é crucial colocar o “mas não contes a ninguém ok?”, e se tudo correr bem a outra parte envolvida deve largar algo do género - “sim, claro, fica descansado”. O engodo foi lançado, agora é esperar que morda.
Eventualmente, o portador do segredo, talvez por excesso de peso, irá descarregar a confidência em alguém muito próximo, talvez uma melhor amiga ou amigo, assinando no fim, também, com o clássico “mas não contes a ninguém”.
Este processo repete-se inúmeras vezes, quantas é impossível saber devido às variáveis externas que impossibilitam determinar o número de pessoas.
Normalmente, fica a saber quem não deve, quem devia, quem não tem nada a ver, acho que estão a ver o quadro geral.
Missão cumprida, todo o Mundo sabe.
Outro facto, este já não impossível determinar, mas, não obstante, difícil, é, não determinar a fuga, já que essa era apenas uma, mas sim quem disse a quem, já que nestas situações as caras não têm rostos mas sim orelhas, é o jogo do “ouvi dizer que (..) mas não contes a ninguém”, semelhante ao Mikado mas sem pauzinhos com cores.
Na verdade, não tem nada a ver com o Mikado.

Ideias a reter:

1 - Não colocar “não contes a ninguém” no fim de algo que não queres que se espalhe, caso queiras, é um must que deve ser dito em bold e itálico.

2 – Não recomendo a compra do Mikado a quem possua Parkinson ou esteja na fase de desmame de drogas (sim ando a ver o House).

Não contem a ninguém, G.

Sem comentários: