quarta-feira, dezembro 21, 2005

Salvem o bambu!!

"Tenho uma confissão a fazer..não ia conseguir viver muito mais tempo com este segredo que me corrói por dentro cada vez que vejo aqueles programas sobre vida selvagem ao domingo de manhã. Para além disso ontem já o partilhei com um grupo de amigos e portanto não poderia deixar de o fazer também convosco: eu sou o PAI de todos os pandas!..
A história começa numa viagem que fiz ao Ártico..tudo decorria como se de uma simples expedição se tratasse até que, numa noite de loucura, tudo se transformou num pesadelo.. Conheci uma ursa polar chamada Mafalda e não lhe resisti..ela estava transtornada por saber que o João Pereira tinha sido atropelado por um camião do lixo mas infelizmente não tinha falecido e eu dei-lhe o carinho que ela precisava..para meu azar o período de gestação dos ursos é ínfimo e tive mesmo que reconhecer a criança. Era um bebé fofinho como todos são enquanto são pequenos. Fiquei por lá a viver de uma horta que a Mafalda tinha em casa dos pais e ainda o fui vendo crescer..até ao dia em que o seu tamanho e das suas mandíbulas me impediu de o voltar a visitar. Uns tempos depois soube que ele conheceu uma ursa de peluche do Suriname e daí nasceram o Mário e a Carolina. Dois ursinhos panda (era o nome de família que receberam dos pais) muito queridos que, numa relação de incesto aprovada apenas por um primo afastado que sempre soube de tudo, começaram a propagar a espécie que hoje é alvo de imensos programas de protecção à extinção. Quero aproveitar para denunciar o logro que são os ditos programas: os ursos panda nunca estiveram em extinção..nunca foram é muitos! A questão é que o povo Chinês, consciente dos milhões de pessoas que trazem ao Mundo todos os dias, cedo percebeu que o bambu não chegaria para todos, quanto mais para partilhar com os ursos.. por isso fazem questão de "macabramente" os "proteger", mantendo-os enclausurados em Zoos onde podem certificar-se que estes comem apenas bolachas de fibra.. e é isto que ninguém sabe!! Se nunca ninguém se perguntou o que acontece aos ursos bebés que os Zoos mostram em incubadoras eu explico: crescem até poderem ser transformados em delícias do mar que depois são exportadas para o Ocidente como grandes iguarias!!"
Eu soube de tudo através de um amigo que, por coincidência, também é a pessoa que me fez os relatos, relatos estes que, embora não tenham relação directa comigo, pela forma emotiva como me foram transmitidos e pela veracidade da história, eu não poderia deixar no sigilo!!

P.S. o meu amigo Euclides também pediu anonimato e portanto não vos posso contar que ele mora na Lapa..seria uma vergonha para a família. (o primo afastado que sempre soube de tudo - vocês perceberam pela lógica da história - não era um urso panda..esses não existem no Suriname..era um pelicano).

Obrigado pela atenção, "O" F.

Sem comentários: